Somos dotados pela capacidade de lamentar.

0

Somos dotados pela capacidade de lamentar. Lamentamos escolhas erradas, oportunidades perdidas, decisões impróprias e etc. Lamentar não é pecado, Jesus lamentou: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste” (Mt 27.37). Davi lamentou a morte de Absalão (2Sm 18.33) temos diversos lamentos em todo a Bíblia.

O LAMENTO DE JEREMIAS

Jeremias lamenta o caminho que Israel estava trilhando. O lamento de Jeremias era duplo, primeiro por seu povo não dar ouvidos à sua repreensão, quanto aos pecados cometidos contra Deus. Segundo porque o profeta enxergava o juízo de Deus contra Israel. "Uma flecha mortífera é a Língua deles; fala engano, com a sua boca fala cada um de paz com o Seu Companheiro, Mas no seu interior ciladas arma-lhe. Porventura por estas coisas não os visitaria? Diz o Senhor; ou não se vingaria a minha alma de gente tal como esta?" (Jr 9.8-9).

O lamento de Jeremias representa o lamento de Deus. Assim como Jeremias chorava pelos pecados e as conseqüências sobre Israel, Jesus chorou por Jerusalém ter desprezado seu ministério. "E Jesus, Saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não tem pastor” (Mc 16.34).

Na entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, enquanto a multidão cantava Hosana, Hosana, “E, quando ia chegando, vendo a cidade, ele chorou sobre ela” (Lc 19.41). Chorou porque a mesma multidão que cantava Hosana, logo, logo gritaria: Crucifica-o, crucifica-o. A cegueira espiritual ante a desobediência é mesmo lamentável. A falta de discernimento espiritual, a percepção dos modismos, a invasão das heresias nestes dias, é lastimável.

O LAMENTO DE SAMUEL, OSÉIAS E PAULO, É O NOSSO LAMENTO

Jeremias o profeta da solidão, desejava retirar-se para um lugar deserto. “Prouvera a Deus eu tivesse no deserto uma estalagem de caminhantes! Então, deixaria o meu povo e me apartaria dele, porque todos eles são adúlteros, são um bando de aleivosos” (Jr 9.2). Quantas vezes nos sentimos assim? Desejando abandonar os ensinos verdadeiros, as mensagens cristocêntricas, as advertências, porque o povo não quer ouvir este tipo de mensagens? As mensagens de auto-ajuda, antropocêntricas são as que mais vendem, e as mais proclamadas. Mas como Jeremias, somos profetas de Deus nesta terra, a bradar as boas novas.

O comentarista fala da música na igreja. Na verdade, até a música está comprometida. As letras falando do triunfalismo, bênçãos, batalha espiritual, enaltecendo mais o homem que a Deus, também é lamentável. São poucos os cantores preocupados com hinos que verdadeiramente adorem ao Senhor. A maioria anda preocupada com o mercado, e para isso, compõem músicas que venham agradar o público. E como tudo hoje gira em torno da auto-ajuda, tome músicas antropocêntricas.

Aprendemos mais hoje com hinos e mensagens dizendo que somos vencedores, nossa vitória tem sabor de mel, o mar vai se abrir e vamos passar, Deus vai abrir portas onde só tem muros, não nascemos para sermos derrotados e sim vencedores e outras asneiras. Ouvimos mais isso hoje que a doutrinas da Salvação, Santificação, Trindade, Regeneração, Adoção. Tem pessoas na igreja com milhares de anos de crença que pensam que adoção é um doce grande, ou um adoçante. Isso porque não ouvimos mais estes ensinos em nossos púlpitos. Na verdade, Jeremias nos convoca a o chorar, com esta situação.

Vamos chorar, e pedir a misericórdia de Deus pelo povo que defende:
A falácia da prosperidade.
Imaginária Guerra Espiritual.
As palavras positivas e as negativas
Maldições hereditárias entre os cristãos
A lei da $emeadura etc. etc. etc.

A LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

(9.3) Não me conhecem. A raiz de todos os pecados de Judá era por não conhecer o Senhor. O distanciamento de Deus gera a injustiça, a mentira e a calúnia (cf. VS. 4-9), devido a esses pecados veio o castigo (cf. Jr 5.7,29).

(9.4) Todo irmão não faz mais do que enganar. Viviam se enganando, afastando-se pela violência, a suplantação, para tomar o lugar do irmão era visível em Judá.

(9.5-6) Praticar a iniqüidade. Viviam no meio de falsidade. A duplicidade de caráter e a dubiedade de língua eram perceptivas.

(9.7) Acrisolarei e os provarei. Alusão ao forno ou crisol onde se purifica os metais. (ver Sl 12.6). Assim Jeová traria uma purificação a Judá, pelo sofrimento, arrependimento e quebrantamento. Deus castiga a quem ama.

Geziel Silva Costa 

Marcadores

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR