Theme by Anyh S.
“E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia;
E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe;
E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.
E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.

E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;
E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.
E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?
Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?
E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.

— Lucas 17:11-19

Vamos falar sobre Gratidão. A gratidão é um sentimento que reconhece o que a outra pessoa fez por você. Por isso é necessário fazer esta questão: você é grato?

Desde que assisti a pregação do Pastor Josué Brandão sobre os níveis de oração, sou ainda mais grato, e você pode ser também.

Segundo o site Tua Vida, cultivar uma vida de gratidão gera estes seguintes benefícios:
- Melhora a sensação de bem-estar e prazer;
- Aumenta a autoestima;
- Diminui o estresse e os sentimentos negativos, como raiva, angústia e medo, por exemplo;
- Melhora o sistema imunológico;
- Diminui a pressão sanguínea;
- Aumenta o sentimento de generosidade e compaixão.

A gratidão é um sentimento positivo que é possível cultivá-lo. A ingratidão é um sentimento nocivo que tende a prejudicar quem faz uso dela. A maior parte do povo israelita que estava no deserto é um exemplo claro de como a ingratidão foi prejudicial a ponto de desejarem voltar para o Egito, aonde foram maltratados e escravizados. No final, apenas os seus descendentes desfrutaram da Terra prometida. Por isso, cultive uma vida de gratidão.

Na passagem citada no início, Jesus visita uma aldeia em que estavam dez leprosos. Eles clamaram pedindo a cura dessa enfermidade. Jesus não curou de imediato, mas sim pediu que eles fossem ao sacerdote. Foi o resultado da obediência deles que todos foram curados. Porém, apenas um voltou para agradecer.

Com base na atitude desse homem, que era samaritano (o povo que sofria preconceito por parte dos judeus), vamos refletir sobre essa passagem:

1) “…vendo que estava são” (vs. 15)
Atente-se ao termo vendo, do verbo ver. Pedimos, pedimos e pedimos tanto a Deus por coisas e esquecemos de ver o que temos. O povo israelita no deserto tinha um Deus que o guiava, um líder que conduzia, tinham o Maná, eram abençoados por Deus mas murmuravam sempre. Atentou-se mais para as coisas do que para Deus. Separe um tempo e veja aquilo que Deus lhe deu. Veja a sua casa, veja o seu casamento, vejam as bênçãos recebidas, simplesmente veja!

2) “…voltou…” (vs. 15)
Quando viu que estava curado, ele voltou e foi em direção ao Senhor. Tire um tempo da sua rotina e volte ao jardim. Volte ao Senhor, tenha comunhão com Ele. Quebre este círculo vicioso de clamar a Deus quando está em apuros e deixá-lo quando está tudo bem. Aprenda a estar com Deus em todas as situações.

3) “…glorificando a Deus em alta voz” (vs. 15)
Ele não voltou apenas por voltar. Esse desejo de agradecer gerou nele uma vontade de louvar e bendizer ao Senhor. Então louve a Deus. Ele ama ouvir a sua voz. Muitas vezes, eu fico louvando a Deus por meio de uma música que ouvi ou por meio de uma música que foi formada em minha mente. Aproveite a oportunidade que você tem e louve a Deus.

4) “E caiu aos seus pés, com o rosto em terra” (vs. 16)
Ele poderia seguir os nove e deixar Jesus de lado, mas ele não seguiu a maioria. Você não precisa seguir a maioria. Vale destacar que ele se humilhou perante o Senhor, porque sabia que Ele era o filho de Davi e que o curou da lepra. Tudo que você tem vem do Senhor. Reconheça a superioridade dEle sobre a sua vida, reconheça que Ele tem abençoado você em cada área dela. Pode não ser do jeito que você queria, mas é do jeito que você precisa. Deus continua cuidando da sua vida.

5) “dando-lhe graças” (vs. 16)
Ele agradeceu ao Senhor. Se você tem algo, agradeça. Se não tem, agradeça mesmo assim. Ele continua abençoando a sua vida, por mais que você não perceba isso.

Com base nessa passagem, o ciclo da gratidão é composto destes cinco itens:

1) Ver;
2) Voltar;
3) Louvar;
4) Adorar;
5) Agradecer.

Aplique estes cinco itens na sua vida. A sua vida vai mudar completamente assim como tem mudado a minha.

Depois de tudo o que ministrei aqui, volto a fazer a pergunta: você é grato? Caso não seja, é tempo de ser. Depois de ler, faça uma pausa e pergunte a Deus o que você tem que mereça a ação de graças. Você vai se surpreender. Logo mais, haverão mais motivos para agradecer, porque Deus continua a abençoar os seus filhos, e você será abençoado também. Que Deus continue abençoando a sua vida e que você seja grato por cada uma delas.

“Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.” — Salmos 139.14

Att,
Lucas M.