Theme by Anyh S.

“A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na FRAQUEZA.” (2Corintios 12.9)

Infelizmente temos fraquezas. Temos qualidades incríveis, mas sempre haverá uma “kriptonita” prestes a nos enfraquecer. Ganhamos e perdemos amigos. Os nossos familiares nem sempre nos tratam bem. Muitos interpretam coisa errada de você. Todavia, existe alguém que mesmo olhando as suas imperfeições, continua te amando. Esse alguém tem nome e se chama Deus. Ele é o Deus perfeito ideal para você que é imperfeito. Ele é o Deus forte necessário a você que é fraco.

Talvez você me faça perguntas como esta: Lucas, eu pequei várias vezes contra Deus, eu me afastei trocentas vezes da igreja, como é que Deus quer algo comigo?

Responderei com uma história: Havia um homem que vivia com os seus pais. Ele tinha um irmão, o primogênito. O primogênito amava caçar, e o outro vivia uma vida mais sossegada em casa. Um belo dia, o primogênito faminto queria um pouco da refeição que o irmão estava fazendo. Ele aceitou, desde que vendesse o direito da primogenitura. O primogênito aceitou e cedeu os direitos ao irmão. Outro belo dia, o pai queria um guisado da caça do seu filho predileto, o primogênito, e abençoá-lo depois. A mãe percebeu e chamou o outro filho, o predileto dela, para que tomasse a benção no lugar do primogênito. Foi o que aconteceu. O homem disfarçou-se do primogênito e recebeu a benção, enganando a seu pai, que achava que era o primogênito.

História triste, não? Essa é a breve história de Jacó. Um homem que enganou o seu pai para receber a bênção, aproveitou a fraqueza do irmão para tomar a primogenitura. E esse mesmo Jacó foi amado por Deus e usado por Ele para formar a numerosa nação israelita. Aliás, Deus mudou o nome Jacó para Israel.

Vou contar outra história: Tiveram duas pessoas que foram odiados pelo povo por serem cobradores de impostos e teve um homem que foi a coletoria chamar um para segui-lo; e em outra ocasião foi hospedar-se na casa de outro cobrador de imposto e declarando a salvação naquele local. Essa é a história do discípulo Mateus e do publicano Zaqueu, e o homem se chamava Jesus de Nazaré que amou os dois e efetuou uma grande mudança de vida neles.

Independente do seu passado, Deus quer fazer algo novo na sua vida hoje!  A Bíblia é recheada de histórias de pessoas como você, e que tiveram um encontro com Deus. Poderia citar vários exemplos, mas seria muito longo aqui. Todavia, por mais que você tenha fraquezas e tenha pecado, Deus ama você e Ele quer cuidar de você.

O versículo citado no início deste texto, foi Jesus quem disse ao apóstolo Paulo. Antes de prosseguir, veja o breve currículo do apóstolo, antes do encontro com Cristo:

- Perseguidor de cristãos;
- Consentiu com a morte de Estevão;
- Era a favor das atrocidades contra cristãos.

Cristo efetuou uma grande mudança na vida deste apóstolo. O perseguidor torna-se perseguido. O que lutava contra a mensagem, agora luta em prol dela.

O contexto dessa passagem, o apóstolo foi arrebatado até o terceiro céu, e viu coisas sobrenaturais lá. Mas, um espinho na carne, o mensageiro de Satanás o afligiu para que o apóstolo não se exaltasse. Paulo queria que esse mal se desviasse dele, mas o pedido foi negado. Por que Deus negou o pedido? Dois motivos:

1) A minha graça te basta
2) O meu poder se aperfeiçoa na fraqueza

Por mais difícil que seja, Deus estava com o apóstolo e permitiu que ele passasse por isso. Mas não só permitiu, como pode usar esses e outros momentos para lapidá-lo e moldá-lo para que o poder de Cristo habitasse nele.

Eis o convite a você que é fraco: entregue-se a Cristo. Deixe que Deus, por meio do Espírito Santo possa fazer morada e mudar a sua vida. Milhões de pessoas tiveram fraquezas, mas tiveram um Deus que o amou, o fortaleceu, o moldou e fizeram diferença neste mundo. E o convite está aberto a você.

Talvez, haja aqui pessoas que já tem um tempo de igreja, mas continua fraco diante de tanta coisa. O que eu posso dizer é: não desista! Mantenha os olhos focados nEle. Davi diz em Salmo 121 que “ Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.” O seu socorro vem de lá. Paulo dizia no verso seguinte ao trecho que citei no início que quando ele está fraco, então ele é forte. Por que Paulo era forte? Por que o poder de Cristo habitava nele, fortalecendo em suas fraquezas. E é esse mesmo Cristo que por meio do Espírito Santo deseja fortalecer você também.

Enfim, apresentei uma reflexão curta e breve sobre o Deus dos fracos. Eu sou fraco, mas estou diante dEle que é forte. Você conheceu histórias de algumas pessoas fracas que foram visitadas e transformadas por Deus. Você entendeu o porque Deus permitiu que o apóstolo passasse por esses momentos difíceis em seu ministério. Você teve a aplicação prática e o convite para que Deus possa conduzir a sua vida. Eu concluo dizendo que Deus não quer parte de você, Ele quer você por completo, incluindo suas fraquezas. A oportunidade de aceitar e de se entregar a Deus é agora.

Att,
Lucas M.